sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A guerra dos mundos (The war of the worlds)






Não pretendo aqui fazer um estudo sobre a obra, talvez, como fiz de maneira sintética, com o livro de Bulgakov, mas apenas expressar minha opinião sobre este.

Já faz algum tempo que li este livro. Fora uma das obras que meu avô paterno me deixou como herança e que fiquei muito agradada com tal. De suas paginas amareladas pela 3ª edição de 1937, e tradução de Carlos de Souza Ferreira.


O filme baseado em H. G. Wells (1866-1946) me deixou com o gosto amargo, e ainda nem se quer tinha lido o livro. Depois que o li, passei a detestar ainda mais este trabalho (que para meu espanto pertencia a Steven Spielberg).

Os personagens do livro em nada são tão irritantes como os do filme. Na verdade não tem nada a ver.

Mas sou suspeita para falar de filmes baseadas em livros pois sempre, ou quase sempre, não me agradam.

Quanto ao livro, (que foi escrito em 1898) - não é de admirar que causou tanto reboliço no meio das populações de sua época.  

Narrado em um passado não distante, tem uma descrição surpreendente em que os cheiros, provavelmente
Nauseabundos impregnam a narina do leitor de forma a se sentir presente na época da narração.

As cenas são marcadas por forte impressão do narrador, nos transportando ao máximo para a situação vivida.

Nos sentimos na pele dele e torcemos para que o pior não aconteça.

O final não é incerto, mas nos deixa com a impressão que o "viveram felizes para sempre" não existe...mas que algo ficou para nos perturbar.

São 238 páginas de "relato" impressionante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário